c.e.m

Programa

não ballet

não ballet
Não Ballet

Com Sofia Neuparth |  Quartas e Sextas das 11h às 12h30

(9 sessões a partir do dia 12 de Outubro_ e_anunciaremos as próximas sessões em breve)
chamo “não ballet” por respeito aos grandes com quem aprendi ballet (como o querido tony hulbert e madame violette quenolle, com quem estive mais tempo, ou jorge garcia, yuri grigoriev, maria luisa carles, teresa rego chaves, anna mascolo…) sendo que o que trago é a possibilidade dessa linguagem atravessar movimento no corpo “qualquer”. sem requisitos de configurações anatómicas específicas, longe da ideia de competição ou de “pertencer ao conjunto de pessoas especiais que fazem ballet” e ainda mais longe do desejo de vir a “desenhar” ou formatar corpos.
o ballet tem uma forma aristocrática e elitista que não aprecio de todo e que não ressoará nestes encontros.
a dança, a poesia do gesto, aparece no corpo e é nutrida pelo corpo que se dedica a deixar aparecer dança cada dia. para mim o ballet não é aquela linguagem que quem quer dançar tem que saber “dominar”…antes pelo contrário, muitas de nós fecham-se nessa linguagem e deixam de escutar a dança que são. não quero nunca apontar caminhos únicos! talvez tivesse tido a sorte de não ter nascido com uma possibilidade corpórea balletica. não foi uma “luta” para mim dançar ballet, foi uma aprendizagem que exigiu que estudasse, que experimentasse e que fosse reconhecendo quando o movimento em determinado corpo está a passar para fazer aparecer determinado gesto ou quando esse “gesto” ou aquele passo está a ser forçado de fora para dentro, magoando, lesionando, destruindo o aparecer da dança.
estou sempre muito atenta a cada umaum, não vou corrigir cada momento e deixo passar o tempo e a dança até que se faça possível apontar determinado desvio ao fluxo que está a ser praticado, alguma consideração, tão diferente para cada umaum de nós, que possa iluminar a descoberta. acredito que o próprio movimento ensina!
o desenho dos exercícios trazem esse desejo de deixar sentir movimento.
neste momento não tenho o acompanhamento precioso de alguém ao piano que se alinha com as propostas rítmicas e melódicas de cada exercício. vou trazendo composições ou arranjos de quem se dedica a tocar para aulas de ballet e sempre nomeio as fontes, parece-me um trabalho rico e generoso ao ser disponibilizado tão livremente para quem o aprecia. vamos experimentando.

Bio: https://c-e-m.org/equipa/sofia-neuparth/

Valor 9 sessões: 60€
na foto um momento de dança com dois seres mágicos (o léo e o Parker Herring na casa c.e.m – centro em movimento)”
Valor: 60