c.e.m

Criar corpo criar cidade | Fevereiro e Março

CRIAR CORPO CRIAR CIDADE

– 7 de Fevereiro | Agustin Cocola-Ganta

Airbnb, investimento imobiliário e a crise de habitação em Lisboa

Agustin Cocola-Gant é investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. É especialista em turismo e transformação urbana. Atualmente é o investigador responsável do projeto Smartour: turismo, alojamento local e reabilitação, financiado pela FCT (PTDC/GES-URB/30551/2017).

– 21 de Fevereiro | Ana Jara

O caso da Colina de Santana: a história de uma dupla privatização

Ana Jara | arquitecta, cenógrafa e investigadora em estudos urbanos. Co-fundadora do atelier Artéria, com o qual desenvolve uma prática prospectiva, exploratória e usando metodologias de investigação-acção num enquadramento interdisciplinar, para criar projectos e programas de intervenção urbana, a partir da relação com os lugares, das necessidades e desejos das comunidades. Doutoranda no ISCTE-IUL. Foi professora na Escola de Arquitectura de Umeå, na Suécia e no IADE. Recentemente, veradora eleita pelo PCP na Câmara Municipal de Lisboa.

****************************

MARÇO

– 7 de Março | Mariana Viana

corpo-documentação

MARIANA VIANA dedica-se à criação e investigação em dança a partir de uma perspectiva transdisciplinar, com foco na relação corpo, escrita e documentação. Sua formação artística se inicia no teatro em 2003, encontra brechas e outros caminhos na graduação em Comunicação Social, e se desenvolve mais especificamente entre o curso de Comunicação das Artes do Corpo com habilitação em Dança, na PUC/SP, e o c.e.m. – centro em movimento, em Lisboa, Portugal. Vive e trabalha entre Lisboa e São Paulo.  

– 21 de Março | Julia Salem

Alteridade Urbana

A artista, que reside atualmente em Lisboa onde cursa o mestrado em Comunicação e Artes na UNL, é graduada em Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, com habilitação em dança e performance. Interessada em projetos interdisciplinares e em novas formas e meios colaborativos para uma criação e compartilhamento em arte, informação partilhada e auto-organização, microativismos e afetos, vem atuando desde 2009 nos grupos Núcleo de Garagem e Coletivo entre 1 e 2. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa solo abordando os binômios arte- acontecimento, estrutura-dinamismo, ação-observação e forma-abertura. Em seus trabalhos artísticos busca criar afecções entre pessoas e espaços, entre corpos e mundo, teorias e práticas que giram em torno dos temas arte, jogo, encontro e experiência.