c.e.m

Pessoas do c.e.m

Susana Salazar

Nasce em Bilbao, Pais Basco.  Vive e trabalha em Lisboa como investigadora do corpo, bailarina, educadora na área do corpo e dança,  artesã.

Estuda Teatro e artes cénicas na Universidade do Pais Basco, orbitando na obra ‘Ya no hay firmamento’ do A. Artaud.  Estuda dança e movimento no centro  Bewegungs-Art na Alemanha e na Holanda. Aprende joalheria artesanal num estágio no centro Zapallitos em Lima, Perú.

Integra o coletivo Catapult junto a Olaf Kehler, ativo na criação e fazer acontecer improvisações de música e dança. Habita e dinamiza o espaço de investigação artística “l’mono” em Bilbao. Com especial interesse no corpo e inquietude no que o corpo pode, muda para Lisboa em 2011 e faz parte do programa de investigação do corpo e do movimiento “Formação intensiva acompanhada” no c.e.m. Trabalha acompanhando o proceso de pessoas com qualidades especiais em centros como Crinabel. Educadora e acompanhadora em dança com bebés e crianças até os cinco anos de idade. Artesã de joalharia.

Apresenta a peça ‘Susurros de los silencios‘ (2012) com apoio de Dantzan Bilaka e os solos ‘Achada’ (2012), ‘Incerto’ (2013), ‘Legente’ (2018) inserido no Festival Pedras.

Faz parte do coletivo Pátio do c.e.m, junto ao qual apresenta as peças “viver juntos mais que um” (2012), “Estás aí em cima? Agarrate ao nariz que eu vou levar o escadote”(2013), “estratégia infalível para ver se isto resulta” (2016) “O que pode um corpo?” (2017), “Como viver juntos?” (2018).