c.e.m

Pessoas do c.e.m

Clara Bevilaqua

Clara Bevilaqua | 28 setembro 1991 | é artista-educadora. Bailarina, atriz, professora de dança, teatro e apaixonada pela criação de imagens. Dedica-se aos estudos do corpo no encontro com pessoas nos seus primeiros anos de vida, investigando a construção da autonomia no corpo de cada uma|um.

Atualmente integra a equipa do c.e.m (nomeadamente no Corpo a Crescer-Corpo na escola), do Coletivo Lagoa, colabora com Marina Nabais Dança. Cria em parceria com Guilherme Calegari, a Baileia, onde estudam, investigam e criam trabalhos dedicado às infâncias.

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (Brasil). Atua há 15 anos como bailarina, professora e criadora em dança. Iniciou sua formação no Uai Q Dança (Uberlândia-Brasil). Foi bailarina da Uai Q Dança Cia, atuou como diretora artística da Cia Jovem do Uai Q Dança e integrou a equipa de produção do Olhares sobre o Corpo, idealizado por Wagner Schwartz e Fernanda Bevilaqua.  Dedicou-se aos estudos de Eutonia com Fernanda Bevilaqua. Participou no programa de Mobilidade Internacional no curso de Dança da FMH/Lisboa.

Iniciou seus estudos e investigação no c.e.m – centro em movimento, com Sofia Neuparth, Mariana Lemos, Peter Michael Dietz e Margarida Agostinho, na formação “Corpo Zero”, estágio em estudos do corpo, dança e movimento e participou do programa de investigação “Risco da dança”.

Atualmente desenvolve trabalhos de formação-oficinas em diversos serviços educativos do país, com destaque para: CCB-Garagem Sul, Museu da Música Portuguesa, IndieJr – Festival de Cinema, Bibliotecas Municipais, Conservatório de Música de Sintra. Atuou como bailarina-criadora de “Conversas de Corpo” (2014), “JUNTO” – criação Coletivo Lagoa (2018) “Com a casa às Costas” – criação Coletivo Lagoa (2020), “Será Sereia?” – criação Baileia (2021), “Rádio Corpo” – co-criação com c.e.m (2021-22), “baile do fundo do mar” – criação Baileia (2022), “10dobras” – criação Baileia (2022).