c.e.m

Pessoas do c.e.m

Ana Jara

é arquiteta, cenógrafa e investigadora em estudos urbanos. Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e mestre em Artes, pela Central Saint Martins College of Art and Design de Londres.

É co-fundadora do atelier Artéria, onde é responsável pela coordenação dos projetos curatoriais e de intervenção urbana, que trabalham as dimensões sociais, culturais e artísticas da arquitetura. Com a Artéria tem vindo a consolidar uma prática prospectiva, exploratória, usando metodologias de investigação-acção num enquadramento interdisciplinar, para criar projectos e programas de intervenção urbana como ‘Avenida Intendente’ (2013) e ‘Lisbon Skyline Operation’ (2014) para a representação portuguesa da 14º Bienal de Arquitectura de Veneza.

Em 2016, fez a co-curadoria para o Satélite Nórdico da Trienal de Arquitectura de Lisboa -‘The Power of Experiment – Formulate, Formalize, Perform’ com apoio do Nordic Culture Fund. Em 2021 foi co-curadora com Joana Braga da exposição ‘Matéria Para Escavação Futura’ na Trienal de Lisboa, e foi uma das curadoras do Porto Design Bienale 2021, com a co-curadoria da exposição ‘Wild Care, Architectures of Love and Correspondence’.

Foi professora convidada da Escola de Arquitetura da Universidade de Umeå, na Suécia (2014-2015). Foi docente na pós graduação em Design Thinking no IADE (2017-2018).

É doutoranda em Estudos Urbanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL) e investiga a partir da antropologia urbana, sobre a integração e implicações da visão micro-local do fenómeno urbano nas políticas urbanas, nos instrumentos de planeamento e no urbanismo.

Tem escrito regularmente sobre arquitectura, cidade e políticas urbanas para publicações como o Caderno Vermelho e Le Monde Diplomatique. Desde 2018 é vereadora na Câmara Municipal de Lisboa.