c.e.m

Pessoas do c.e.m

Ana Estevens

é doutorada em Geografia e a sua investigação de doutoramento, em Geografia Humana, debate a a complexidade das relações sociais que se estabelecem na cidade contemporânea, abordando mais especificamente o conceito de conflito. Nesta investigação, utilizou metodologias etnográficas numa abordagem qualitativa, onde privilegia a prática de estar na rua e as experiências sensoriais que daí advém. Esta investigação foi feita de um modo comparativo entre dois bairros: a Mouraria, em Lisboa, e o Raval, em Barcelona.
Ao longo do seu perrcurso, tem feito investigação no Centro de Estudos Geográficos e leccionadodo na unidade curricular de Geografia Cultural e Social no Instituto de Geografia e Ordenamento do
Território da Universidade de Lisboa. Nos últimos anos, tem-se dedicado a reflectir sobre o modo de produzir cidade na contemporaneidade, o que a aproximou do trabalho desenvolvido no c.e.m. – centro em movimento e a levou a desenvolver/partilhar ideias de investigação/documentação/criação integrando equipas do Pedras-práticas com pessoas e lugares de Lisboa, desenvolvendo grupos de estudo por dentro da programação regular e colaborando na elaboração das publicações do Pedras.