c.e.m

Notícias

FIA – Programa de Investigação Artística

17.12.2024

FIA – Programa de Investigação Artística

CANDIDATURAS ABERTAS 
FIA – Programa de Investigação Artística nos Estudos do Corpodo Movimento e do Comum
de 6 de Janeiro a 30 de maio 2025
A FIA começou em 2004 enquanto Formação Intensiva Acompanhada, trazendo a ênfase na intensidade e intensividade do acompanhamento e da importância da escuta ao entre-corpos, entendendo “formação” como o estudo dos “fumos” que vão sendo corpo, salientando o lado-a lado, a importância de não se ser corpo sozinho.
Na altura, alinhavam-se uma série de laboratórios que se entreteciam, trazendo as perguntas e desassossegos de diversos profissionais das artes ao encontro com quem se ajuntava para cada temporada.
Ao longo das caminhadas de existência, a FIA, como todas as paisagens que o c.e.m vai trabalhando, foi-se deformando-transformando-reafinando.
Quem vem ao encontro e quem se demora há anos em investigação na casa c.e.m, aporta especificidades diversas a um corpo comum de perguntação, cujos contornos fomos vendo diluir.
Para a temporada que se avizinha, a FIA deseja aparecer como “práticas de COM-FIAR” e será de 6 de janeiro até ao final de maio atravessando-se com a DEMORA  com a rua, com a cidade, com as práticas com pessoas e lugares…
O trabalho é mesmo acompanhar lado a lado os caminhos de criação-investigação-experimentação de cada umaum, e de quando em onde, adentrar a pergunta de uma artista-investigadora que co-respire o desejo de perguntar que corpo é este que vamos sendo, que mundo é este que vamos sendo.
Como chão teremos prática de corpo cada dia, de segunda a sexta, entre as 11 e meia da manhã e a 1 e meia da tarde. É esse o desejo, mas será sempre deformável pelo que os tempos desenharão com o conjunto de fiadoras que se fizer presente.
Todas as candidaturas são conversadas e consistem no próprio exercício de experimentar com o envio de:
– Um exercício de escrita/áudio/vídeo em torno de uma possível história de vida
– Um escrito/reflexão que apresente o que a/o move para mergulhar no trabalho com o c.e.m
– Um curriculum vitae
– Um exercício de escrita/audio/video que traga uma visão (não uma previsão) do que poderia nascer ou intensificar-se a partir desta experiência
Nota: O importante é iniciar a conversa. Estes documentos podem ir sendo enviados separadamente.

Investimento:
 200 euros por mês
Mais informação: https://c-e-m.org/investigacao/fia/
Envio de candidaturas (assunto: candidatura FIA)
sofianeuparth@gmail.commargaridagagostinho@gmail.comcem@c-e-m.org
Mais informações e inscrições:
cem@c-e-m.org – 91 9708336
c.e.m – centro em movimento
Rua dos Fanqueiros, nº 150 – 1º
1100-232 Lisboa