c.e.m Verão’24
07.06.2024

SOBRE GESTOS E PAISAGEM
Laboratório de Movimento e Dança Sensível entre o estúdio e a natureza urbana
COM FRANCESCA BERTOZZI
DIAS 9 E 10 DE JULHO
Das 19h às 22h

Um lugar de encontro para investigar o corpo, o movimento e a relação; saboreando a experiência de adaptação do corpo a espaços diferentes: o estúdio e a natureza urbana.
Os princípios da Dança Sensível* orientam-nos para esta consciência, para explorar a capacidade de escuta e atenção, despertando os nossos recursos.
Um conjunto de práticas sobre o gesto dançado, o toque, o cuidar, entrelaçando-se para recuperar a expressão criativa, individual e colectiva.
A alternância do trabalho em espaços distintos renova a percepção, numa dimensão onde a descoberta do movimento tem origem no diálogo dinâmico entre respiração, sensação,
movimento interno e paisagem externa.http://francescabertozzi. weebly.com/*9 de Julho das 19h às 22h no c.e.m.
10 de Julho das 19h às 22h num parque em Lisboa, que será anunciado no dia 9.
Os princípios da Dança Sensível* orientam-nos para esta consciência, para explorar a capacidade de escuta e atenção, despertando os nossos recursos.
Um conjunto de práticas sobre o gesto dançado, o toque, o cuidar, entrelaçando-se para recuperar a expressão criativa, individual e colectiva.
A alternância do trabalho em espaços distintos renova a percepção, numa dimensão onde a descoberta do movimento tem origem no diálogo dinâmico entre respiração, sensação,
movimento interno e paisagem externa.http://francescabertozzi.
10 de Julho das 19h às 22h num parque em Lisboa, que será anunciado no dia 9.
N.B.: Aconselha-se, para a sessão no parque, trazer roupa confortável que sejam felizes de sujar!
VALOR:
60 labs
Imagem: Gelatin
************
OFICINA INCLINAR
COM MARIANA LEMOS (DANÇA) E RAQUEL REIS (VIOLENCELO)
Fim de semana dias 13 e 14 de julho
Das 16h às 19h
Público-alvo: Artistas em geral, estudantes de dança e música (de qualquer instrumento), interessados em trabalhar com corpo, feminismos, arte, arquitetura e afetos.

Sinopse:
“OFICINA INCLINAR” é uma oficina artística que oferece ferramentas de improvisação capazes de gerar um corpo livre, uma presença aberta, ativa e criadora. Está desenhada a partir de práticas que visam desenvolver danças e sons que promovem um senso de pertencimento, criando um espaço performativo para novas interconexões. Em um ambiente de investigação entre danças, sons, conversas e partilhas, abordaremos temas como “a química da cena”, “tudo ou nada”, “arriscar o silêncio”, “afundar nos clichês”, “não seguir a música”, “vulnerabilidade como potência” e “tocar nas emoções”. Vamos explorar livremente os conceitos de ritmo, melodia, ruído, loops e ostinatos, dinâmica, afinação, articulação, timbre/cor, elementos centrais tanto na música quanto na dança.
Convite:
Convidamos a participação numa Oficina de Corpo, orientada pela bailarina Mariana Lemos e pela violoncelista Raquel Reis. Esta oficina foca na criação de som e movimento, cultivando a escuta ativa e uma presença sensível. Durante estes dois dias, exploraremos um espaço de partilha de uma linguagem artística desenvolvida por ambas, ao longo de vinte anos, mesclando diversas camadas e habilidades. Nossa proposta é oferecer um caminho artístico que promova um espaço de pertencimento e seja também um recurso de autocuidado. Acreditamos que através da dança, do movimento e do som, é possível criar um corpo criativo, poroso e sensível.
Metodologia:
Trabalharemos com improvisação e experimentação musical como forças fundamentais, unindo artistas da música e da dança em um espaço comum de interação e colaboração. Durante os dois dias de oficina, exploraremos as conexões entre música, dança, som e movimento. Utilizaremos práticas improvisacionais que valorizam tanto a expressão singular quanto a construção coletiva.
Como será a oficina:
Durante três horas, a oficina será dividida em diferentes momentos. Mariana Lemos conduzirá a prática de corpo, baseada em conteúdos e práticas desenvolvidas ao longo de vinte anos no c.e.m – centro em movimento, em Lisboa, junto com Sofia Neuparth. Exploraremos exercícios de dança e estudos do movimento com uma abordagem contemporânea e cuidadosa. Raquel Reis compartilhará seus estudos e sua abordagem ao violoncelo, ampliando para a experimentação musical com uma perspectiva única. Os conteúdos fluirão entre as artistas, que pensam, falam e sentem som e movimento em um espaço rico em perguntas e propostas. Haverá espaço para a partilha, conversa e prática de improvisação coletiva.
Acreditamos que estas práticas proporcionam uma descoberta de como a interação entre som e movimento pode transformar a presença artística, criando novas formas de expressão e conexão. Mariana e Raquel
valor: 60 inclinar
Imagem: @ccimagemlx
***
TANGO SEM SAPATOS
COM JANICE IANDRITSKY (Buenos Aires, Argentina)
FIM DE SEMANA 20 E 21 JULHO
DAS 14H ÀS 18H

”Tango sem Sapatos” propõe-se como um espaço de ensino e prática da dança e da improvisação, utilizando ferramentas do tango-dança.
Propõe-se usar mergulhar na simultaneidade de relações/tensões que existem no tango para aprofundar e explorar dentro delas: eu-os outros), eu-o outro/a outra, eu- o espaço, eu-o som.
Exploram-se elementos característicos da linguagem do tango como a transferência de peso; a perna livre e a perna de base; o andar; os espirais no corpo, a relação com a música e suas articulações com linguagens de dança(s) contemporânea(s).
*Esta oficina é destinada a pessoas com experiência na prática de movimento, com ou sem experiência prévia em tango.
Janice Iandritsky
Imagem: Yael Szmulewicz
60sapatos (dois dias)
45sapatos (um dia)
***
ANTES DO BEIJO
COM PETER MICHAEL DIETZ
Avançamos no corpo dinâmico que flutua em direção ao reset.
Um novo início de saboreares para começar tudo de novo!

Workshop 1:
De 15 a 18 julho
Das 19h15 às 21h15
Workshop 2:
De 22 a 25 julho
Das 19h15 às 21h15
1 workshop: 45
2 workshops: 75
***
Em parceria com o cem verão – De 24 a 28 junho:
MUSICDANCE
Residência performática para bailarinos e músicos
Com Manuela Tessi (Itália/Holanda), Nicolle Vieira(Brasil/Portugal), Vintani Nafassi (Moçambique)
De 24 a 28 junho
Das 10h às 16h
c.e.m
Informações (só para MUSICDANCE)
telemóvel: + 351 926 793 543 / + 31 6 15322913
Instagram: https://www.instagram.com/
****
24 a 30 de JUN | 21H00
CORATIUM
no BOTA
Inserido na programação do MusicDance Portugal com o apoio do @cem_centroemmovimento
É um projeto iniciado em Amesterdão.
Teve várias edições em Berlim e acontece há 6 anos na cidade do Cabo.
Esse ano terá a primeira edição em Portugal.
****************************** ***************************
Imagem cem verão: Patrícia Barata
Para mais informações e inscrições:
91 9708336 – 21 8871763
c.e.m – centro em movimento
rua dos fanqueiros, nº 150 – 1º
1100 – Lisboa