c.e.m

Notícias

“NO ESTÚDIO: A CONSTRUÇÃO”

17.10.2018

“NO ESTÚDIO: A CONSTRUÇÃO”

“NO ESTÚDIO: A CONSTRUÇÃO”
Com Conceição (São) Nunes
5 Blocos aos sábados, a partir de Novembro
das 15h30 às 18h no c.e.m

 

Cada bloco propõe um FOCO de trabalho físico-energético-emocional-dramático-performático-espacial.

É um “work-in-progress”, sempre, construído por Conceição (São) Nunes e por quem atravessar ou mergulhar neste trabalho.

1º BLOCO/FOCO:  

O Corpo Físico Concreto/Desenvolvimento Sensorial/ Articulação e Expressão/”witnessing your own self” and “witnessing others”/ a emoção que acompanha o movimento físico espontâneamente e sem a “nomear”: a “emoção física”/ construção de pequenas sequências individuais e em grupos/grupo.
NOVEMBRO – Sábados dias 3, 10, 17 e 24

 2ºBLOCO/FOCO:

O Sistema Respiratório e a Respiração/ FREEING YOUR NATURAL VOICE/ sons e VOZ/ emoção que acompanham os sons e a voz sem necessidade de as “nomear”/ estados de ser.
DEZEMBRO – Sábados dias 1, 8, 15 e 22

 3º BLOCO/FOCO:

Corpo/Respiração/Emoção Física e Vocal/ “Personagens Físicos/Emocionais/Vocais”/ pequena construção de um/a sequência ou “personagem”/ambiente do/a mesmo/a, /ambientes sonoros ou imaginários.
JANEIRO – Sábados dias 5, 12, 19 e 26

4º BLOCO/FOCO:

Textos verbais/ “fisicalizar textos”/ construção de sequências ou “personagens” a partir de textos mas “em aberto”, sem serem necessariamente realistas e sim também surrealistas, oníricas, híbridas, “abstratas” (non linear narratives), que se relacionam com outrem /outros/as intérpretes/público) através dos “materiais” que construímos/vamos construindo, e não de uma “história”, o non-sense.

FEVEREIRO – Sábados dias 2, 9, 16 e 23

5ºBLOCO/FOCO:

O Espaço Físico, a Energia do Corpo através dos Espaço(s), atravessar espaços, níveis de altura, locomoções, os inversos, o “unexpected”.

MARÇO – Sábados dias 2, 9, 16, 23

ÚLTIMA SESSÃO (30 de Março): Escolhas e montagem/preparação para apresentação no Espaço Experimental Singular, no dia 5 de Abril no c.e.m.

(Nesta última sessão de dia 30 de Março poderão participar pessoas que frequentaram todos os blocos, ou alguns blocos, ou apenas só um. Esta última sessão é gratuita.)

Pagamentos:

Preço por bloco: 60€

Mais de um bloco: desconto de 10% da totalidade
Primeira aula à experiência de cada bloco: 20€ (caso efetue a inscrição no bloco, este valor será descontado).

BIO CONCE(ição)/SÃO NUNES: 

Estudou, dançou e começou a coreografar em Nova Iorque, U.S.A, onde viveu de 1980-1993.

As suas maiores influências são o trabalho desenvolvido por Elaine Summers (“Kinetic Awareness”), com quem estudou e dançou (na Co. E. Summers) 6 anos, assim como estudos intensivos e extensivos (8 anos) com a bailarina/coreógrafa Eva Karczag (da Trisha Brown Co.) em “Alexander Technique”, Improvisação/Composição e Tai Chi Ch’uan. E depois a sua formação  (3 anos) com o “ACAT” (“American center for the Alex. Technique), diploma de 1992.

Mas também todos os outros estudos/workshops que teve com outros mestres/artistas como Kristin Linklater, Eiko and Koma, Lenny Sack, Nina Martin, Bonnie B.-Cohen, Meredith Monk, Trisha Brown Co., Steve Paxton, e muitos outros e as centenas de espetáculos que viu destes e de outros artistas como “The Wooster Group”, Kazuo Ohno, “Chanel Z”, “Pépatian”, Merce Cunningham, Phil Glass, Pina Bausch (desde 1981, na Brooklyn Academy), Karen Finley, Steve Reich, Keith Jarret e muitos outros músicos, Companhias de Teatro etc. etc. E a vida lá.

Desde o final de 1993 “de volta” a Lisboa, com estadias prolongadas no Porto, no Mindelo/Cabo Verde, em Salvador da Bahia/Brasil, e estágios em Londres, NYC e Rio de Janeiro, continuou a leccionar em “Alex Tech.” (aulas particulares e grupos), em K.A., e Improv/ Composition para grupos de bailarinos/as e actores/actrizes, acrobatas, capoeiristas brasileiros, crianças cabo verdianas, músicos e o público em geral.

Além do que lecciona, pratica/praticou Chi Kung, Espada Chinesa, yoga, pilates, danças sociais africanas (kizomba, coladera, funaná) e latinas (salsa), e ainda Tango Argentino, natação, Gafieira e caminhadas.

Os seus trabalhos de Direção Artística situam-se na fronteira entre a Dança e o Teatro Físico e a Performance tendo sido subsidiada várias vezes e/ou apoiada pelo Ministério da Cultura, a Fund. Gulbenkian, o Instituto Camões, o Centro Nacional da Cultura, a Esmae, o Tup, o Fórum-Dança, o Festival Mindelact e a Univ.de Dança de SSA (UFBA), entre outros.

No Mindelo criou também “Noites de Ler e Cantar” (2008-2009) e em Lisboa “Leituras Avulsas” nas Livrarias “Ler Devagar” e outras (2009-2010).

Desde 2013 em Sintra, próxima à Ericeira, mantém as suas práticas e aulas.

Escreve Prosa Poética, Poesia e Contos.

Vive entre animais, Natureza e o Mar.

Fotografia: Lona Foote in “Movement Research Series”, Fall 1987,

at “Ethnic Arts Center”, New York City.

Work by São NUNES.

Title: “ARAPAHO- Studio Version”.