c.e.m

Notícias

Aniversário do Espaço Experimental

06.02.2018

Aniversário do Espaço Experimental

Olha o furacão que aí vem:

O Espaço Experimental faz 25 anos e vai ter festa! Todos os meses desde 1993 o c.e.m acolhe perguntas experimentais com as mais diversas formas…sem distinção de áreas…qualquer questão que se mantenha vibrante no brotar da criação e que tenha o desejo de exercitar o mistério da comunicação tem insistido em fazer-se presente nestes encontros.

Esta caminhada a criar, partilhar, comunicar, feedbackar vai celebrar em experimentação dias 15, 16 e 17 de junho entre a casa do c.e.m e o espaço do forum dança. Estamos a receber propostas até ao final do mês de maio! venham à casa do cem, mandem uma carta, um postal, enviem um mail com o assunto “espaço experimental 25”(cemespacoexperimental@gmail.com) e vamos fazer acontecer.

Já agora, em breve vão brotar mais notícias…

vem aí o festival pedras 18 EM QUE MUNDO QUEREMOS VIVER? Entre 1 e 6 de julho

e a primeira temporada dos cursos de verão cem verão entre 9 e 27 de julho

Está tudo claro? Se não perceberem alguma coisa é só ler outra vez!!!!!não se perde uma festa!

—————–

O festejo dos 25 anos do Espaço Experimental, em Maio de 2018, vai abrir um espaço de 3 dias de celebração que integrará comunicações e feedback, espaços de conversa, partilha de documentação e momentos de festa com comidas, bebidas e dj.

O Espaço Experimental Regular, nasceu em 1993 e era inicialmente quinzenal, é actualmente um encontro mensal com a duração total aproximada de 2 h e meia. Cada E.E. acolhe 3 a 4 proponentes que se inscrevem antecipadamente junto dos cuidadores via email ou em presença, apresentando as necessidades mínimas para a sua comunicação já que, em termos de “onde”, qualquer espaço da “casa” do c.e.m pode ser habitado pelos experimentadores, em termos de luminosidade podem ser disponibilizadas fontes de iluminação diversificadas, é necessário saber se vão projectar vídeo ou se é necessária algum apoio técnico em termos de som ou outros. É possível, caso haja tempo-espaço para isso, a apresentação espontânea de uma comunicação. Cada proponente (singular ou colectivo) escolhe se quer ter algo escrito disponível para quem vem ao encontro, como a enunciação das questões que traz a feedback ou uma breve apresentação do que move o seu trabalho. O E.E. prevê um tempo alongado para feedback onde cada umaum é convidada a trazer à fala, e por vezes à escrita, aquilo que viu-ouviu-percepcionou em cada trabalho. O E.E. é aberto a qualquer pessoa ou colectivo que tenha desejo de trazer à partilha e feedback as suas descobertas e desassossegos.

O Espaço Experimental Singular acontece por marcação do artista ou colectivo e destina-se a quem já esteja a desenvolver um processo de criação com a companhia dos investigadores do c.e.m. Tem a duração total aproximada de 2h e meia geridas entre comunicação e feedback da forma que cada proponente considerar mais adequada sendo que já aconteceu dedicar-se cerca de uma hora para a comunicação da experimentação e o restante tempo para feedback, como também já aconteceu que o feedback se foi fazendo presente enquanto decorre a experimentação…de qualquer forma é um encontro exigente e atrevido que implica atenção, rigor e generosidade.

A festa dos 25 anos do E.E. terá a colaboração da SOUND – Plataforma de investigação, discussão, criação e difusão de trabalhos de som (em termos da co-organização de momentos de experimentação), da BZ5RECORDS (em termos de organização técnica) e da  Karnart e  Fórum Dança (em termos de acolhimento) e deseja ser uma celebração experimental em si mesma!