c.e.m

Pessoas do c.e.m

Rui Aires

nasceu em Aveiro em 1979. É músico, técnico de som sonoplasta e formador na área das novas tecnologias aplicadas à musica.

Enquanto músico desenvolveu actividade em formações que vão desde o punk, passando pela electrónica pura e dura, até à musica tradicional da península ibérica. Em 2010 termina o curso de “Produção Musical” na Escola de “Musica Creativa de Madrid”.
Ao longo da sua vida musical destacam-se projectos como: “Charanga” (Madrid/Lisboa – 2008 -> em actividade); TEM.PÔ (2017 -> em actividade); “Andarilho 2.0” (Aveiro – 2015 – 2017); “Eliseo Parra e Las Piojas en Costura” (Madrid – 2011 -> 2014). Actualmente investe grande parte do seu tempo no estudo, reinterpretação e composição de música de raiz tradicional da península ibérica recorrendo às ferramentas digitais, voz e percussão tradicional.

No campo do desenho de som começa em 2005 quando tem a oportunidade de criar os conteúdos sonoros para vídeos educativos da exposição “Planeta azul” em Portugal. Em 2007 complementa a sua formação na “Escola superior de imagem e som – CES” em Madrid, no curso de “Som para cinema”. Nesta área destacam-se trabalhos como: “Mr. Trance”, série de animação para TV de Valério Veneras (Madrid – 2012 – 2019); “[NO-RES]“ documentário vencedor do prémio de “Melhor Documentário Nacional” no certame “Documenta Madrid 2012” (Barcelona – 2011); “Hombre con Nube” obra de ficção de Mayte Cedeño com produção de Mateo Gil (Madrid – 2010/2011); “MINDBANG” peça de vídeo-arte de Pedro Luís Cembranos (Madrid – 2009), entre outros.

Projectos educativos: actualmente leciona o curso de dois anos “Tradição Digital – Informática aplicada à música” na Escola de música tradicional da “Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de Foles”. Colabora anualmente numa residência artística para crianças e jovens na área das novas tecnologias aplicadas ao som e música – “Férias Artísticas”. Realizou várias oficinas de trabalho como por exemplo Live sampling no festival Andanças (São Pedro do Sul – 2010); Oficina de introdução ao sampling com crianças do segundo ciclo numa residência de artistas “Taller de Leganés” (Madrid 2011), Introdução ao samplig no evento “El Globo de Juan #2” (Braga 2009), etc..