c.e.m

Pessoas do c.e.m

Bernardo RB

(Belo Horizonte, Brasil, 1984) Performer que tem investigado percursos entre o movimento, a escrita e as pessoas. Dedica-se à dança como poesia do gesto. Integra o centro de documentação do c.e.m. Ali atravessou a f.i.a (2011/12) e integra a companhia Pátio. Frequenta a obra da escritora M.G. Llansol, leitura que também se expressou num mestrado em Estudos Portugueses-Literatura, pela FCSH/UNL (2012). Realiza periodicamente o encontro “Ler Llansol e outras manualidades”, onde o texto é atmosfera performativa. Colaborou com o Espaço Llansol, espólio literário dedicado à escritora. É licenciado em Letras Português/Italiano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Brasil. Entre comunicações performativas, Cuecas Otávio (Festival Luso, Gulbenkian, Paris, 2019), Desbasket das excluídas (Festival Pedras´19), Encontro com Olho-Boca (Festival Pedras´18), Fibromialgia (Festival Condomínio, 2017; A Sala, CAPC Coimbra, 2011), Le passioni ou eu só trabalho com achados e perdidos (Perpendicular Transformance y Magia, 2015), Hibiscobarba (14o Festival de Apartamento, 2014), Nova Lisboa (Festival Pedras ´12), Ninguém te dá quem és (Jornadas Llansolinas de Sintra, 2012), A forma de mão (Jornadas Llansolianas de Sintra, 2011), Registro de como veio uma pessoa a um país (Galeria Quadrum, 2010). Publicou intervenções nos livros A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos (2020), Silvina Rodrigues Lopes: pensar sem fim (2021), e nas revistas Cratera e Interact, Lisboa; no Catálogo do Fórum Internacional de Dança – FID 2014, Belo Horizonte; Revista Geni, São Paulo; e publicações acadêmicas como a revista Em Tese, Belo Horizonte, e Revista do LAV, UFSM. Publicou o livro-dança Cuecas Otávio (edição do autor, 2020). Na construção do comum, atua também como tradutor do italiano e como revisor do português para diversas publicações, como aquelas das Edições Chão da Feira.

website https://bernardorb.wixsite.com/bernardorb