c.e.m

Notícias

ENCONTRO COM O EMBRIÃO – ESTUDO DE MOVIMENTOS QUE CRIAM CORPO

04.03.2022

ENCONTRO COM O EMBRIÃO – ESTUDO DE MOVIMENTOS QUE CRIAM CORPO

“ENCONTRO COM O EMBRIÃO – ESTUDO DE MOVIMENTOS QUE CRIAM CORPO” com a nossa Sofia Neuparth!!

Dias 30 de Abril e 1 de Maio 

Entre as 10h da manhã e as 6h da tarde

c.e.m – centro em movimento

Rua dos Fanqueiros, nº 150, 1º andar, 1100-Lisboa

Preço: 150 euros

Nos estudos experienciais da dança lado a lado com o mergulho no trabalho de Erich Blechschmidt * e de Jaap Van Der Wal** temos descoberto que nenhuma célula, tecido, orgão ou mesmo organismo deve ser considerada como uma unidade rígida mas como um aspecto momentâneo do movimento de existir.

O Movimento (ondulação, vibração, intensidade, densidade… ) vai-se fazendo gesto ao longo da viagem do corpo-embrião durante as primeiras 8 semanas desde a fertilização. 

Esses gestos (contrair-expandir, empurrar-puxar, irradiar, enrugar-dobrar-estender, espiralar, tocar, chamar, atravessar, gerar espaço, gerar entre…) criam comportamentos experienciáveis na nossa relação Corpo-Mundo, na forma como vamos escutando e tecendo as nossas especificidades de ser-com, de estar-com, de fazer-com ao longo das nossas vidas.

O Embrião, como diz Jaap V.D.W., e como tantas vezes constatamos nas nossas experimentações e descobertas nos estudos do Corpo e do Movimento, existe no Corpo que vamos sendo em cada agora.

Propomos um encontro nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, sábado e domingo respectivamente:

– Abertura na casa c.e.m-centro em movimento pelas 10 da manhã com café, chá, um bolinho caseiro, a distribuição das cópias a cada participante, um momento de chegada para que possamos sintonizar com o mergulho no trabalho que se segue.

– Das 10 e meia às 11 e meia Prática de Corpo simples, disponibilizando para um estado de escuta a si próprio e ao que se vai fazendo presente, possibilitando formas activas, comunicantes e generosas que nos acompanhem ao longo do curso. 

-Das 11 e meia à uma da tarde introdução aos Movimentos presentes nas primeiras 3 semanas do desenvolvimento embrionário (primeiro dia)/ introdução ao surgimento do tecido “do meio”, ou “meso” que toma a forma de sangue e vasos sanguíneos, osso, fáscias…(segundo dia)

-Da uma às duas da tarde, intervalo para almoço.

-Das 2h às 2h e meia prática de movimentos abordados de manhã (como espiral “para dentro”/ espiral “para fora”)

-Das 2 e meia às 4 e meia mergulho nos estudos da Embriologia/Embriosofia abordados de manhã. No segundo dia, no contexto do estudo da “meso”, iremos abordar especificamente a geração da coluna vertebral. 

-Das 4 e meia às 5 da tarde-10m de escrita ao correr da pena e 20m de experimentação com um convite à atenção a uma especificidade abordada (como o “entre gelatinoso que constitui o tecido da “meso”).

-Das 5 às 6 da tarde conversas, partilhas e experimentações

Notas que nos parecem importantes:

-Trazer roupas confortáveis e meias grossas pois não é possível estar na sala branca de sapatos

-Trazer caneta e papel ou caderno para apontar o que formos considerando pertinente

-É possível trazer almoço de casa e fazer um piquenique na casa c.e.m

* https://human-embryology.org/wiki/Blechschmidt_Collection

** https://www.embryo.nl/787-curriculum-vitae-EN

Mais informações e inscrições:

21 8871763 – 91 9708336

cem@c-e-m.org (assunto: ENCONTRO COM O EMBRIÃO)

www.c-e-m.org