Residência artística Travèssa em atravessamentos
27.10.2018

Residência artística Travèssa em atravessamentos
Núcleo de Garagem- com Julia Salem e Peti Costa
Fim de semana de 09 a 11 de novembro 2018
Essa residência pretende revisitar e compartilhar algumas ações e procedimentos de criação do trabalho Travèssa (2011), a partir de uma estrutura dinâmica a ser explorada e recriada pelos participantes a partir de seus interesses.
Travèssa é uma performance que explora brechas de existência poética em meio ao cotidiano e intervém com o espaço público compondo outras camadas de percepção em relação ao espaço, ao tempo, e aos condicionamentos do corpo neste contexto.
Núcleo de Garagem
É um coletivo de artistas que desde 2011, realiza ações voltadas à investigação do espaço urbano como campo poético para criação em dança, experimentando modos possíveis de estar no espaço público e suas implicações estéticas e políticas. Seus primeiros trabalhos foram criados em São Paulo e participaram de festivais nacionais e internacionais. Atualmente os integrantes do coletivo vivem em São Paulo, Lisboa e Berlin.
http://nucleodegaragem.blogspot.com/
08.11– Petiscos para Demoradores ( Entrada Livre) – conversa a partir da leitura dos textos Dança Errante (Julia Salem) e Planos de Composição (André Lepecki) para aquecer os atravessamentos da residência + Videos Travèssa e de outros artistas cujos trabalhos tangenciam interesses comuns.
17h- 19h
09.11– Residência Prática – Estúdio
18h- 21h
10.11– Residência Prática – Estúdio – Rua
10h- 13h/ 14h30- 17h
11.11– Residência prática + compartilhamento público
10h- 13h/ 14h30- 17h
Valor residência: 40 euros
Travèssa
O trabalho emergiu em um momento que a cidade de São Paulo passava por uma profunda transformação urbanística orientada pelos interesses imobiliários e estatais que desconsideravam as relações de afetos e necessidades envolvidas neste processo de gentrificação. O trabalho propõe um estar que redesenha a organização de gestos e códigos estabelecidos por essa megalópole e problematiza nossas relações sociais e usos de espaços públicos.
Uma rua pode deixar de ser uma simples via de passagem pública para se tornar um lugar de relações particulares, tais como um local de repouso e permanência; ou ainda, um espaço de brincadeira ou de revelação de conflitos através de estranhamento, subversão e errância. Colocar em diálogo esse território vivenciado em São Paulo à atual situação de massivo processo de gentrificação que a cidade de Lisboa está a viver, também é assunto de interesse desta residência.
Núcleo de Garagem
Realiza desde 2011, ações voltadas à investigação do espaço urbano como campo poético para criação em dança, experimentando modos possíveis de estar no espaço público e suas implicações estéticas e políticas. O seu trabalho artístico, trata-se de uma prática que busca, a partir da presença do corpo na rua, habitar lugares de fronteira entre privado/público, dentro/fora, cotidiano/extracotidiano, buscando experimentar situações que inventam uma prática poética com a cidade.
Por ser a rua uma potência complexa de hábitos e sempre mutável, esta prática artística implica um fazer contínuo sem limites claros entre investigação e apresentação, entre público e transeunte, entre artista e participador. E é este fazer, na linha orgânica que divide e reúne dança, performance, cotidiano e espaço público que essa residência pretende abarcar.
Inscrições e Local:
Local: Rua dos Fanqueiros, 150 – 1. andar
C.E.M- Centro em Movimento | Lisboa
produção@c-e-m.org
21 8871763 – 91 9708336