c.e.m

Programa

Intensivos de dança

Intensivos de dança

Vibração Toque Presença

Sábado, dia 10 Fevereiro
Das 13h ás 18h

Este trabalho está no coração das minhas pesquisas actuais sobre a vibração, um corpo vibratório, o toque, a presença pulsante. Ele tem origem nas minhas práticas bodymind e na criação, na dança.

Um convite para estarmos em dança durante cinco horas, a atravessar três matérias de movimento : vibração, toque, presença.

Vamos explorar, pelo movimento, diferentes formas de vibração do corpo, a um, a dois, a três, e em bando.
Como é que o vibrar infinitamente pequeno-grande se torna o suporte dum corpo solto que acolhe uma alegria fisiológica e uma anatomia implicada e disponível no presente ? Qual é a dança que emerge deste corpo ?

Vamos aprofundar um trabalho do toque como transformador do corpo, da nossa presença e da nossa relação com o outro e o que nos envolve. A partir duma pesquisa e aprendizagem do cuidar, do self, confiar nas sensações e na inteligência das mãos, alimentando uma intenção de dar a ver, partilhar.
É o toque do outro em mim, enquanto dançamos e nos deixamos tocar, que ele próprio se torna performático. O toque torna-se trans-form-acteur das presenças verdadeiras e incarnadas desde os tecidos orgânicos vivos. Quais os corpos e estados de presença que se tornam visíveis com este trabalho ? Qual é a sua potência, o seu alcance ? Qual é o desejo de dizer, de ser-estar ? Qual a qualidade de amor e poesia da dança que emerge desde este lugar de encontro com nós próprios e o espaço do spect-acteur ?

Vamos trabalhar delicada e intensivamente a fisicalidade, a espacialidade e a porosidade artística da presença, de cada um, do outro, em corpo, em colectivo, e para talvez esclarecer uma inquietação criadora.
Algo que esteja para nascer ou que já lá está e tem vontade de se partilhar no mundo.

Tecer e abrir juntos um potencial e uma pulsação performática, que se enraiza na escuta sensível duma vivência profunda do corpo pela dança.

Movimento, toque, em relação.
Força e doçura.
Dança.

O olhar e a presença do outro facilitam e ampliam uma dança real, tocante, colaborativa, política ?!

Este convite é aberto a todas a pessoas com uma prática regular do movimento e da escuta do corpo, amadores, profissionais da dança, teatro, performance, canto, música, circo, caminhantes, e outras artes do corpo e da cena, e a todas as pessoas simplesmente e francamente motivadas e curiosas com este convite!

Valor: 25€ 20€ (alunos do c.e.m)