c.e.m

Programa

Práticas De Afinação Da Presença

Práticas De Afinação Da Presença

PRÁTICAS DE AFINAÇÃO DA PRESENÇA
corpo, dança e movimento contemporâneo
terças e quintas 11h às 13h
Mariana Lemos

mover
no abanar das ancas
tocando
coração-cóccix
sempre
na dança
a poesia dos corpos

Afinar a presença dançando. Ativar o desejo. Encontrar prazer e liberdade. Percorrer as lágrimas do corpo. Surfar o arrebatamento musical e compor o gesto. Aprender a amar Lisboa. Tecer a delicadeza, trabalhar a resistência. Encontrar companhia para o mergulho. Viva a vertigem do desconhecido. Viva a poesia!

Nota de interesse: Proponho nessas aulas a ferramenta técnica como uma habilidade que permite demoradamente e repetidamente, aceder ao corpo. Sentir, deixar aparecer o gesto, reconhecê-lo e, a partir daí, sugerir caminhos de movimentos a serem explorados, criados, transformados. Estas aulas emergem como encontros de pesquisa em dança, fazem-se em con-junto e acontecem em trânsito. Os convites são lançados e as propostas surgem do encontro com cada pessoa que cria o corpo coletivo. É no feedback, na ressonância do convite, na sugestão e no acompanhar que acontece a dança. Neste sentido, exercitamos uma aula enquanto um espaço de criação. Aqui, não acontecem duas iguais. O plano de trabalho é um chão para percorrer o momento e não um guião fechado. A música está sempre por dentro, é uma paixão. E Lisboa também.

A parceria em pesquisa e criação musical com a guitarra do Thiago Righi, têm permitido um aprofundamento e um desdobrar das perguntas na relação dança-música, som-movimento. Nestas sessões, vamos dançar na companhia das trilhas sonoras que o Thiago tem nos presenteado, trilhas dum corpo-guitarra, compostas pelo Thiago depois e enquanto dançava. https://www.thiagorighi.com/

O Coletivo Lagoa apoia estas práticas enquanto espaço de pesquisa para a criação www.coletivolagoa.com

Valor: