c.e.m

Programa

Dançar uma história

Dançar uma história

Práticas de corpo com crianças
dos 5 aos 10 anos

todas as quartas
Das 18h30 às 19h30

Dançar uma história. Uma ideia. Uma coisa. O que é essa coisa? Pode ser uma imagem. Um objecto. Um som. Um cheiro. Uma cor. Uma partícula do corpo. Uma textura. Uma sensação. Uma emoção. Uma acção. Um animal !

Quero dançar . . . uma nuvem. Os meus cabelos encaracolados. O som do violino. A chuva a cair. O cheiro a terra molhada. A mão. A minha mão esquerda. O vento que me empurra. O frio que o inverno me traz. Quero dançar um abraço. Quero dançar o sorriso do meu amigo. O sol. Ou talvez uma gargalhada. Uma gaivota. Um peixinho a nadar. O contínuo movimento do rio. Ou a amplitude do mar. Quero dançar o azul. Um comboio a passar. Ou então uma caixa muito pesada, que de repente deixo cair. Quero dançar essa queda para depois levantar-me e partir para outro lugar. O outro. Quero dançar o outro. Eu quero dançar-te. Quero dançar-me a mim. Contigo. Com os outros, também. Surpresa. S – U – R – P – R – E – S – A.

O que o corpo propõe? Deixar o corpo contar uma história. Vamos fazer uma viagem pelos lugares do corpo. Saborear o movimento através de propostas de mobilidade. Praticar a disponibilidade fisical. Criar dinâmicas entre o movimento e o imaginário na relação com o corpo e o espaço e ‘os outros corpos’ e ‘os outros espaços’. Deixar acontecer o invisível que está lá.

Partindo de elementos simples trabalharemos a presença; as zonas do corpo; a consciência do centro; o abrir e o fechar; os eixos; direcções; deslocamentos; peso; mudanças de peso; oscilações; elasticidade; ideia de gravidade; força; apoios; forças combinadas; ritmos e cadências; distâncias; velocidades; continuidade; pausas; persistência; memória física; exploração de níveis (trabalho de chão, planos intermédios e vertical); atravessar e desatravessar.

O corpo está vivo. O corpo actua. Gerir o corpo. Gerir a acção. Gerar. Comunicar.

Valor: 30€/mês