c.e.m

Criar corpo criar cidade

Seminários de investigação | CRIAR CORPO – CRIAR CIDADE

“Criar corpo – criar cidade” é o título de um conjunto de seminários de investigação organizados em parceria entre o c.e.m. – centro em movimento e o projecto Ágora Encontros entre a Cidade e as Artes: Explorando novas Urbanidades [PTDC/ATP-GEO/3208/2014] a decorrer no Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

A proposta destes seminários é abordar o movimento do corpo (sensação, percepção e gesto) na sua relação com a cidade (espaço, lugar e habitabilidade), privilegiando-se uma matriz de pensamento crítico na relação da Arte com a Cidade. Neste contexto, e numa perspectiva multidisciplinar de observação do corpo e da cidade, os convidados destes seminários de investigação são de diferentes áreas do conhecimento. Criar Corpo – Criar Cidade investe numa dimensão experiencial, essencial para o adentramento das questões levantadas.

Criar corpo – criar cidade dedica-se a praticar e pensar a experiência da cidade e a sua ressonância com a Arte abrindo possibilidades para a existência de outras urbanidades. Criar plataformas de encontro, discussão e partilha entre áreas académicas e artísticas potenciando a geração de novos discursos e permitindo formas de estar mais líquidas que sustentem Corpos atentos, críticos, abertos e dialogantes. Conhecer e dar a conhecer projectos que estão a criar discutir-agir sobre Cidade e Mundo na contemporaneidade.

Quem integra Criar Corpo Criar Cidade: A colaboração entre o c.e.m e Ana Estevens ; investigadora de modos de produzir cidade e doutora em Geografia Humana, tem-se traduzido desde 2011 numa série de acções, desde a co-elaboração de publicações à co-criação de instalações performativas em lugares de Lisboa e ao acompanhamento constante dos trabalho do Pedras. A relação com o colectivo Ágora Encontros entre a Cidade e as Artes tem-se vivamente adensado nos últimos anos. A participação da Ana Estevens nos grupos de estudo é regular e o encontro com as equipas do c.e.m é constante, para além de que frequenta as sessões de trabalho de corpo com S. Neuparth. Para a 1ª edição de Criar Corpo- Criar Cidade contamos com as presenças de Aitor Varea (arquitecto e investigador na construção política das formas e dinâmicas urbanas), Alvaro Fonseca(professor e investigador em microbiologia rompeu com a actividade académica, é cidadão/pensador/agente), Joana Braga (arquitecta/investigadora dedicada ao desenho de imaginários urbanos radicais), Marta Traquino (artista/investigadora numa “arte conversável” em domínio público), Shahd Wadi (investigadora em estudos palestinianos e feminismo), Art of Adaptation (um projecto que tem por objetivo desenhar ferramentas aplicadas que promovam a implementação de processos de adaptação às alterações climáticas através de parcerias de arte-ciência-prática) com Sara Dal Corso, mestre em Ciências da Comunicação e doutorada em Teatro e Dança, interessada na interação entre a dança como linguagem artística e a integração e inclusão social/  Julia Bentz, investigadora postdoc e membro integrado do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e colaboradora no projeto europeu PLACARD (www.placard-network.eu) / Sofia Regalo, licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Portalegre e mestre em Ensino de Artes Visuais pelo IADE; O Arquivo dos Diários que pretende preservar, valorizar e divulgar as memórias de gente comum, com Alexandra Aníbal doutorada em sociologia pelo ISCTE ,ou José Nuno Matos do RDA que nos traz a discussão em torno de novas/velhas formas de organização de espaços colectivos. Licenciado e mestre em Ciência Política pelo ISCSP-UTL, é doutorado em sociologia no ICS-UL, com a tese O Operário em Construção: das Relações Humanas ao Trabalho Temporário.