c.e.m

Pessoas do c.e.m

Valentina Parravicini

É bailarina e criadora na área da dança. Natural de Itália, formou-se em dança clássica e contemporânea em Milão. Entre 2007 e 2010 trabalha como intérprete em vários projetos de dança e performance de Bruno Catalano, Andrea Buckley, Tino Sehgal, Willi Dorner, Ainhoa Vidal, entre outros.

Desde 2009 vive em Lisboa, acompanhando o trabalho do c.e.m-centro em movimento, onde frequenta a FIA na temporada 2009/10 e integra a equipa artística a partir de 2010, começando a desenvolver o seu trabalho de criação. A partir de 2011 apresenta as suas criações, entre as quais destaca IN, em colaboração com o fotografo Cristiano Christillin, Tocar, dueto com o guitarrista Miguel Pyrrait, Enquanto as nuvens passam o céu continua e Rui(n)do, co-criação com Fernando Ramalho e Play Bleu, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Desde 2013 colabora com a Arte Total (Braga) no projeto Guelra-Laboratório de transcriação coreográfica e em 2016 começa uma colaboração com Simona Parravicini no projeto Una specie di Alice, que estreia em 2017 no Teatro Alfieri (Castelnuovo Berardenga, IT).

Em 2017 trabalha com Romeo Castellucci em Ethica. Natura e origine della mente, no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, e no Teatro dell’Arte em Milão; com Miguel Pereira em Peça Feliz, Teatro Maria Matos, Lisboa; continua desenvolvendo o seu trabalho de criação e faz parte da equipa artística e pedagógica do c.e.m-centro em movimento.