c.e.m

Notícias

Programa F.I.A Janeiro 2019

21.12.2018

Programa F.I.A Janeiro 2019

9 a 12 de Janeiro | 11h – 16h30

no c.e.m

laboratório de investigação artística

a sopa

com Sofia Neuparth e margarida agostinho

Era uma vez alguém que tinha fome, chegou-se ao pé de alguém nalgum lugar e perguntou se haveria por ali uma panela onde pudesse por uma pedra saborosa para fazer uma sopa…

Era uma vez uma sopa que só terá o sabor daquilo que lhe acontecer. Se ninguém trouxer o sal ficará insonsa, mas e se não combinássemos quem trazia o sal ou o azeite ou as couves ou as abóboras? E descascar cenouras? Que mistério tem esse gesto tão específico que me permite conversar, dançar, distrair-me e mesmo assim não me cortar e ainda ajuntar os quadradinhos cor de laranja à panela? Se pudéssemos exercitar outras formas de relação, de criação, de concretização, que apurassem a nossa capacidade de estarcom e de fazer acontecer sem plano pré-definidos, sem salvação? E a implicação?  E comer a sopa? E lavar a loiça? A boa notícia é que estes encontros incluem um tempinho dedicado à integração, quem sabe uma sesta aninhados num canto…

mais informações: sofianeuparth@gmail.com

nota: (entrada no laboratório mediante conversa prévia com os orientadores)

*Dias 7 e 8 das 11h às 17h, o espaço estúdio c.e.m estará disponível para quem quiser co-pensar, co-dançar, co-ler, co-dormir e a SOPA começa a 9!

c.e.m – centro em movimento – Rua dos Fanqueiros, 150, 1°andar – Baixa.

+351 21 887 1763 / 91 970 8336

 

14 | 18  Jan | 11h – 16h30

no c.e.m

(des)teceres…
direito ao tédio
com Luz da Camara

Pesquiso atmosferas entendidas como aquele momento imediatamente anterior à cisão Sujeito/Objecto, ou seja, o Eu /Outro.

De uma forma mais poética, ouvir o sussurro do momento, um sussurro que nos une, que nos é comum, seja lá quem e o que for este NÓS naquele preciso momento e de que forma se relacionam entre si. Preparar-me para a escuta desse sussurro abre a possibilidade de substituir o EU por NÓS. 

«Mas você não esta a olhar. Olhe só para ela, como uma forma, uma sombra ou uma nuvem.»

Pegou nela com três dedos e, com um movimento do pulso, mostrou-a a luz da janela. «(...) Tente olhar lá para dentro e sentir as proporções, sentir a maneira como foi moldada, como um ovo de pássaro.» Daí a pouco comecei a ver vagamente o que ele via. uma requintada armadilha destinada a valorizar o espaço ambiente em volta e fora dela. 

nota: (entrada no laboratório mediante conversa prévia com os orientadores)

c.e.m – centro em movimento – Rua dos Fanqueiros, 150, 1°andar – Baixa.

+351 21 887 1763 / 91 970 8336

 

21 Jan | 09  Fev | 11h – 16h30

no c.e.m
(terças, quartas, sextas e sábados)

vou comer você…
a suculência na dança…
o ato performativo…

com Peter Michael Dietz

*Green Man Peter Michael Dietz & Play Bleu Castelo de ARTES – Encontros de Castelo Branco, residência artística
Produção: c.e.m – centro em movimento (Lisboa)